Uma ótima notícia sobre o serviço de saúde na cidade de São Paulo. O antigo Hospital Santa Marina, localizado no Jabaquara (Zona Sul), será reaberto ao público no início de 2015.
A nova unidade oferecerá 260 leitos de internação e contará com recursos do governo federal para seu funcionamento. Do total de leitos, 170 serão voltados para atendimento geral, 60 para especializados e 30 para UTI.
O equipamento terá cinco salas de centro cirúrgico, 34 leitos de obstetrícia de alojamento conjunto, além de uma central de apoio diagnóstico e terapêutico. Prevê-se a realização de 63.555 procedimentos por mês em todo o hospital.
A Prefeitura de São Paulo assinou hoje convênio com o Hospital Albert Einstein para a reabertura do hospital, que está sendo chamado de Hospital da Vila Santa Catarina. O Einstein vai reformar, equipar e gerir o antigo Hospital Santa Marina sem qualquer ônus financeiro para o município. O convênio foi assinado com intermediação do Ministério Público.
“Era um hospital privado, fechado há quatro anos, desapropriado pelo poder público e que agora conta com o apoio do Ministério da Saúde e do Hospital Albert Einstein para reabrir 100% SUS. Então aquele equipamento que atendia apenas quem tinha plano de saúde privado, será reaberto para o atendimento de toda a população. É uma parceria inédita, tripartite, mas que tem um único objetivo: atender mais e melhor os usuários do nosso grande sistema único de saúde”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.
“Essa é uma conquista importantíssima para São Paulo. Depois de 10 anos, a cidade está oferecendo para os seus cidadãos um novo hospital. O Hospital da Vila Santa Catarina será aberto em um espaço altamente deficitário de leitos públicos hospitalares”, disse o secretário municipal de Saúde, José de Filippi Jr.
A reabertura do antigo Santa Marina atende a uma demanda histórica dos movimentos sociais e saúde das zonas sul e sudeste. A região sul conta hoje com 0,7 leitos por mil habitantes, quando o padrão do Ministério da Saúde é de 2,5 a 3 leitos por mil habitantes. O hospital foi adquirido pela prefeitura no segundo semestre de 2013.