A gestão do PT na Prefeitura de São Paulo está investindo R$ 2 bilhões em obras de mobilidade urbana na Zona Sul da cidade, com o objetivo de melhorar o transporte público e facilitar os deslocamentos dos paulistanos que moram e trabalham na região.
São 10 obras ao todo, sendo sete executadas ou em andamento. As demais devem ter os projetos iniciados em breve.
De Santo Amaro ao Grajaú, passando pelo Brooklin, Campo Limpo e M’Boi Mirim, estão sendo executadas obras em corredores de ônibus, construção de novas avenidas, pontes e viadutos de grande impacto na vida de quem mora na região.
É importante lembrar que a questão da mobilidade é um problema tão grave neste lado da cidade que provocou o surgimento, no passado, de movimentos locais pedindo melhorias no transporte.
Considerada a maior obra em andamento no município, a canalização e urbanização do córrego Ponte Baixa (desde o canal do Guarapiranga até a estrada do M’Boi Mirim, totalizando cerca de 3 km) está mudando a cara do entorno. Com investimento de R$ 500 milhões (a maior parte do PAC), as obras incluem a execução de vias ao lado do canal, com ciclovias, áreas verde, pista exclusiva para ônibus e três viadutos interligando o viário local. Parte da obra já ficou pronta e foi entregue à população.
Na Marginal Pinheiros, entre as pontes João Dias e Morumbi, estão sendo erguidas duas novas pontes. Com espaço para a circulação de pedestres e bicicletas, quando ficarem prontas (em 2015), aumentarão as opções de acesso para as regiões do Campo Limpo e Morumbi. Cada ponte, que faz parte da Operação Urbana Água Espraiada, custa R$ 150 milhões.
Uma ponte está sendo erguida na altura da Rua Laguna (no lado oposto ao Parque Burle Marx) e será usada por quem quer atravessar o rio de carro em direção ao Morumbi. A segunda ponte, na altura da Rua Itapaiúna (ao lado da Ponte João Dias), será a opção para o sentido contrário.
Com extensão de 3,3 km, um corredor de ônibus está sendo implantado na Avenida Luis Carlos Berrini. Quando pronto, estabelecerá a ligação para ônibus paralela à Marginal Pinheiros, sendo uma continuidade do corredor Diadema-Brooklin (lado sul) e Faria Lima (lado norte), propiciando o atendimento da população da região do Jardim Miriam, além da integração da Linha 9 Esmeralda da CPTM e futura Linha 17 Ouro do Metrô.
Este corredor conectará também a Avenida João Dias, terminais da Zona Sul e Terminal Santo Amaro (através da nova Avenida Chucri Zaidan), atuando como uma importante opção à população da Zona Sul com destino à região oeste da cidade. O custo é de R$ 45 milhões e deve ficar pronto no final de 2015.
Outra obra em andamento é a requalificação do chamado Binário Santo Amaro. Com 8 km, consiste na execução de um conjunto de ações e intervenções que requalificará o entorno do Terminal Santo Amaro, implantando faixa de ultrapassagem nas paradas de maior demanda, com tratamento prioritário na sequência de vias que hoje estabelecem a conexão deste corredor com os corredores José Diniz/Ibirapuera/Santa Cruz e Santo Amaro/ Nove de Julho, de um lado, e, de outro, Parelheiros/Rio Bonito/ Santo Amaro, Jardim Ângela/Guarapiranga/Santo Amaro e Itapecerica/João Dias/Santo Amaro.
O valor global do projeto é R$ 48 milhões. As obras começaram no primeiro semestre de 2014 e a previsão de duração é de 24 meses.
Antiga aspiração da população local, a ampliação da Avenida Belmira Marin, no Grajaú, virou realidade este ano. Ao custo de R$ 11 milhões, foram alargados cerca de 3 km da via. Com a intervenção, ela passou a ter duas faixas em cada sentido, o que possibilitou a implantação de uma pista preferencial para ônibus, beneficiando 179 mil passageiros por dia.
Outra obra em andamento para melhorar o transporte público da Zona Sul é a requalificação do corredor de ônibus da Estrada do M’Boi Mirim. O projeto foi iniciado em novembro de 2013 e está orçado em R$ 99 milhões. Os trabalhos estão a pleno vapor.
Ainda no M’Boi Mirim, a prefeitura gastou R$ 30 milhões na construção de duas pontes sobre o rio Embu-Mirim, no Jardim Capela. Além de ajudar na reorganização do trânsito da região, as pontes não têm pilastras dentro do rio, eliminando a interferência no curso da água e reduzindo os riscos de alagamento em época de fortes chuvas.
NOVAS OBRAS
Em breve a prefeitura começará três novas obras de mobilidade na Zona Sul. Confira quais são elas:
– Prolongamento da Avenida Carlos Caldeira até a Estrada do M’Boi Mirim. O corredor atuará como um novo eixo da região Sul, complementando o único eixo existente (M’Boi-Mirim), com via segregada para ônibus. O projeto prevê uma nova avenida com extensão aproximada de 3,5 km de fundo de vale pelo traçado do Ribeirão dos Brancos, cuja canalização de aproximadamente 2,5 km compõe o pacote desta obra. Valor global R$ 308 milhões (R$ R$ 248 milhões do governo federal e R$ 60 milhões da prefeitura).
– Implantação do corredor de ônibus Vila Sônia/Capão Redondo. Ele complementará o atual corredor conhecido como Campo Limpo/Rebouças/Centro. A implantação do corredor de ônibus contará com uma faixa exclusiva nos dois sentidos, em pavimento rígido e com paradas junto ao canteiro central. Percurso: Estrada de Itapecerica, Avenida Carlos Lacerda, Estrada do Campo Limpo, Avenida Professor Francisco Morato. Valor global: R$ 243 milhões.
– Duplicação da Estrada do M’Boi Mirim. A estrada é hoje uma das principais vias de deslocamento do eixo Sul-Centro. Porém, seu sistema encontra-se saturado, com congestionamentos constantes, principalmente nos horários de maior fluxo de veículos. A obra envolve um trecho de 6 km entre o Jardim Ângela e a divisa com Itapecerica, ao custo aproximado de R$ 400 milhões.
Para o prefeito Fernando Haddad, a relevância destas e de outras obras em execução em São Paulo vão se refletir no desenvolvimento da cidade, especialmente na Zona Sul. O vereador Antonio Donato destaca que com estas iniciativas a gestão petista está honrando o compromisso de lutar e defender os interesses do povo e mudar para melhor a vida das pessoas em São Paulo.