A gestão do prefeito Fernando Haddad iniciou agora em novembro, em Heliópolis, projeto-piloto de câmeras de monitoramento instaladas junto às lâmpadas de LED. O entorno do CEU Heliópolis ganhou 13 destas câmeras.
A medida é para ampliar a sensação de segurança, especialmente na periferia da cidade, e fazer o monitoramento de mobilidade urbana para identificar possíveis gargalos no transporte público e no trânsito em tempo real.
Dos equipamentos implantados, 11 têm captação fixa e duas operam no sistema chamado PTZ, que giram até 360 graus, ampliam ou reduzem a imagem, de forma pré-programada ou quando acionadas. O controle das imagens é feito por meio de uma central dentro do CEU Heliópolis.
Segundo o secretário de Segurança Urbana, Benedito Mariano, a Guarda Civil Municipal (GCM) conta com 100 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, interligadas a uma central de monitoramento. Com o avanço do projeto, as imagens das câmeras acopladas à iluminação pública também poderão ser enviadas para central, ampliando a segurança dos paulistanos.
“O segundo passo, depois desse projeto-piloto, é ver de que forma podemos articular para todas as imagens produzidas nesse trabalho com as centrais da CET e da GCM”, disse o secretário.