O sábado (4/2) foi de comemoração para a comunidade boliviana em São Paulo, que reuniu dezenas de pessoas no Salão Nobre da Câmara Municipal para homenagear as fraternidades da Bolívia na capital. A Sessão Solene foi proposta pelo vereador Antônio Donato (PT).
A vice-cônsul da Bolívia em São Paulo, Vânia Claros, prestigiou a solenidade e afirmou que a cultura boliviana, especialmente, na capital, tem se fortalecido com o passar dos anos. A representante do consulado entende que esse avanço ocorre pela característica marcante do boliviano de não fugir as suas raízes.
As fraternidades bolivianas são grupos de pessoas que buscam expressar a cultura do país sul americano através da dança, especialmente.
O vereador Antonio Donato ratificou a importância de se fazer com que as culturas de outros países estejam cada vez mais presentes em São Paulo, dentre elas, a cultura boliviana.
Ele também comentou sobre a importância da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Migração, aprovada esta semana no plenário da Câmara e que será instalada nos próximos dias.
“A Câmara aprovou essa CPI, não no sentido de investigar, mas no sentido de aprofundar um debate. A questão das migrações, dos refugiados, é um tema mundial e uma cidade como a nossa que é uma cidade global também ter que ter política para isso”, explicou o parlamentar que também foi homenageado pela comunidade boliviana.
Participaram da sessão solene, entre outros, Ebenezer Oliveira, representando a Prefeitura de São Paulo, e Paulo Illes, coordenador executivo do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante.