DAEE anuncia obras para Pirajussara

daee-060410-texto

Nesta terça-feira, 06/04, Donato foi ao DAEE, junto com a comissão do Pirajussara para discutir as obras do Pirajussara que são de responsabilidade do Estado. As obras serão feitas com verbas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O Governo Federal já tranferiu ao Governo Estadual, através da SABESP, R$ 50 milhões de reais. Serão obras de saneamento, canalização do rio e de construção de moradias para as famílias que serão removidas das margens. A SABESP fará um tronco coletor de esgotos no trecho compreendido entre a Rua Andorinha dos Beiras, no Pq Fernanda, até o Largo do Campo Limpo, onde está o Terminal Campo Limpo. O mesmo trecho também será canalizado.

Conforme afirmou o diretor do DAEE, Ubirajara Felix, para a realização das obras, 800 famílias serão removidas das margens do rio, mas garantiu que todas receberão novas moradias, que serão construidas pela mesma empresa ganhadora da licitação. Segundo o diretor, a remoção das famílias será o primeiro passo das obras que devem ter início ainda neste primeiro semestre de 2010. O DAEE promoverá audiências com as secretarias de habitação dos municípios de São Paulo, Taboão da Serra e Embú (o trecho dessas obras está na divisa dos três municipios) para discutir um plano habitacional para fazer as remoções.

No município de São Paulo, há outros trechos do rio onde há obras que estão sendo realizadas com verbas do PAC. No Pq Esmeralda e no Jd D’Orly, no Campo Limpo, serão construidos diques de contenção das cheias. Neste trecho são mais de R$ 48 milhões vindos do Governo Federal: são 75% de verbas do PAC e 25% de verbas municipais. No ultimo dia 23/03, Donato foi com a comissão cobrar o início dessas obras na SIURB (Secretaria de Infra Estrutura Urbana e Obras). Segundo o Secretário Adjunto, elas devem começar ainda neste ano de 2010.

A luta pela canalização do Pirajussara é muito antiga, tem décadas, já. Desde maio de 2005, quando houve na Câmara Municipal um seminário para discutir o problema das enchentes, organizado pelo Vereador Donato, o movimento de luta contra as enchentes tem obtido importantes vitórias. O Deputado Federal Carlos Zarattini, que também acompanha essa luta, buscou verbas federais para a Cidade e para o Estado de São Paulo combater as enchentes. É importante dizer ainda que essas vitórias só foram possíveis graças ao governo popular do presidente Lula que ouviu o apelo da população.

pirajussara-lula

Em fevereiro de 2008, o presidente Lula recebeu a comissão do Pirajussara e anunciou os investimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


*