O Córrego Ponte Baixa é um dos grandes córregos da Zona Sul de São Paulo.
Durante mais de 40 anos, ele sofreu várias enchentes, afetando a vida de milhares de famílias da região do M’Boi Mirim (tag: https://www.facebook.com/MBoiMirim) e Piraporinha, chegando até a causar a morte de moradores (Veja notícia aqui).
A obra de canalização do córrego quadruplica a largura de seu leito e a vazão de suas águas. Isso por toda a extensão entre a Guido Caloi e a curva da Figueira.
Além da canalização, a obra é acompanhada por uma reestruturação viária para desafogar a estrada do M’Boi Mirim. Serão três novas pistas acompanhando o córrego canalizado, uma delas dedicada a um corredor de ônibus.
Associada a esta nova avenida, haverá ainda uma ciclovia.
Quem é da região sabe o quanto o nó do trânsito ali afeta a qualidade de vida dos moradores. O problema do córrego Ponte Baixa vai além de simplesmente canalizar. É preciso alargar, urbanizar e tornar o entorno mais eficiente. Dar vazão à água e ao trânsito. E é isso que essa obra está fazendo.
O vereador Donato usou a tribuna da Câmara Municipal para falar das obras de canalização do Ponte Baixa. Assista ao pronunciamento aqui Córrego da Ponte Baixa será canalizado