No último dia 14/05, em plenária convocada pela Subprefeitura do Campo Limpo, autoridades do Município de São Paulo e do Estado apresentaram para a população o projeto de combate às enchentes do Córrego Pirajussara. O encontro contou com a participação de representantes dos bairros vizinhos ao córrego, do Deputado Federal Carlos Zarattini (PT-SP), do Vereador Donato (PT-SP), de representantes da Prefeitura Municipal de São Paulo e de técnicos do DAEE.
Na reunião do último dia 07/05, acontecida na Secretaria de Energia e Saneamento, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) apresentou o projeto para canalização do Córrego Pirajussara, desde de sua nascente no Jardim São José até o bairro do Campo Limpo, em São Paulo, passando pela a divisa dos municípios do Embu e Taboão. Segundo o DAEE, a obra poderá ser executada através de uma parceria envolvendo o Governo do Estado, Governo Federal e as Prefeituras de Embu, Taboão e São Paulo. O Deputado Carlos Zarattini, presente na reunião, se comprometeu a ajudar na articulação pela busca dos recursos federais.
Segundo o projeto, a canalização e os serviços de recuperação estrutural e adequação hidráulica da galeria da Avenida Eliseu de Almeida teria prioridade sobre a execução dos diques do Parque Esmeralda e do Jardim D’Orly. Em suas intervenções o Vereador Donato e o Deputado Zarattini cobraram a necessidade de iniciar as duas frentes de obra imediatamente, uma vez que os moradores do Parque Esmeralda e do Jardim D’Orly têm sofrido bastante com as enchentes e para eles a canalização e a execução dos diques nesses bairros é prioritária.
O combate às enchentes no Pirajussara é uma luta da população dos bairros atingidos. Algumas vitórias já foram conquistadas e o projeto apresentado pelos órgãos estaduais é uma prova disso. Mas é preciso manter a mobilização para que os recursos conseguidos sejam destinados às prioridades mais urgentes da população atingida.