A luta contra as enchentes do Pirajussara dá mais um passo rumo a vitória

daee-23-03-2009

Foi o que garantiu o superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica, da Secretaria de Estado de Recursos Hídricos e Energia), Ubirajara Tannuri Felix, em reunião na qual estiveram presentes o Vereador Donato e a comissão de moradores do entorno do Pirajussara, na segunda-feira, 23/03. Também pode ter solução o problema do canal do Rio Tietê que fica no Jd Piratininga, na Penha. Por falta de limpezas periódicas, a cada chuva ele transborda e inunda as casas. O superintendente se comprometeu a informar quando começará a limpeza em até 15 dias.

Segundo Ubirajara, em abril deste ano, terá início a licitação para canalização do Rio Pirajussara, no trecho que fica entre o Jardim Bom Refúgio, nas proximidades da Catedral de Campo Limpo, e o Jd Dom José, na divisa com o Município de Embu, onde está a nascente do rio. As obras devem começar no próximo semestre. Os recursos já foram transferidos pelo Governo Federal, após intensa negociação através do Deputado Zarattini (abaixo, veja carta enviada ao deputado pela Caixa Econômica Federal com as informações).

Nesta terça-feira, 24/03, técnicos da SIURB (Secretaria Municipal Infra-estrutura Urbana e Obras) estiveram no Jd Dom José para realizar medições e iniciar o levantamento das famílias que deverão ser removidas para realização das obras. Acompanhou a vistoria o assessor do gabinete do vereador, Ernestor. Vale dizer, que as famílias deverão ser removidas para projetos de habitação popular, são famílias que estão em áreas de risco nas margens do rio e em palafitas sobre o rio.

As primeiras obras, iniciadas no ano passado, de construção dos diques no Jd D’Orly e no Pq Esmeralda já estão em andamento. Essas e as que foram anunciadas na reunião fazem parte do conjunto de obras de contenção de enchentes do Pirajussara, conquista do movimento contra as enchentes do Pirajussara, iniciado em 2005.

Outro tema tratado na mesma reunião foi o canal do Rio Tietê no Jd Piratininga. O canal tem transbordado freqüentemente e a água do rio invade as casas. Isso ocorre porque o canal não tem passado pelos procedimentos de limpeza que devem ser periódicos. Uma comissão desse bairro também acompanhou o vereador e apresentou sua reivindicação. O Superintendente do DAEE se comprometeu a informar ao vereador, num prazo de máximo 15 dias, um prazo para executar obras de limpeza no local.

Carta enviada ao deputado pela Caixa Econômica Federal

Captura de Tela 2014-05-21 às 11.17.30

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


*