23/08/2011
Donato esteve em reunião com o Diretor de Obras e Projetos do DAEE, Ricardo Borsari, para discutir as obras do Rio Pirajussara e do Piscinão do Córrego Olaria no Campo Limpo, na Zona Sul, e a obra de canalização do canal de circunvalação do Piratininga, em Cangaíba, na Zona Leste. Além do Vereador Donato, participaram as comissões de moradores dos vários locais e mais o Vereador João Leite, do PT de Embú das Artes.
Jd Piratininga
Os moradores estão desesperados sem ter informações precisas, várias obras estão sendo realizadas na região e vão chegar no Jd Piratininga em breve, muitos boatos sobre remoção estão correndo no bairro, que dão notícia de que 7 mil famílias serão removidas. Ricardo Borsari afirmou que essa informação não é correta, porque ainda nem tem o projeto detalhado.
O DAEE deve cadastrar as famílias, mas isso ainda não tem data para início. Há um prazo de 10 dias para que o projeto seja concluído. Ricardo Borsari assegurou que ninguém será removido sem que antes haja uma solução habitacional. Uma nova reunião será realizada no dia 05 de setembro para a apresentação deste projeto.
No dia 24 de agosto, às 10h no Plenário da Câmara, a Comissão de Política Urbana fará audiência pública sobre as obras no Córrego dos Negrinhos e a remoção das famílias no Distrito de Cangaíba.
Pirajussara
Os moradores foram reclamar da demora em começar as obras de canalização de um dos trechos do rio. Mais uma vez, o DAEE tem problemas ligados ao atendimento habitacional que será dado às famílias que deverão ser removidas das margens do rio.
Segundo Ricardo Bosari, não conseguem encontrar o terreno adequado nas imediações dos locais de moradia dessas famílias, existe um terreno que está em tratativas, no município de Carapicuíba, o que dificilmente será aceito pelos moradores que não querem sair da região. Enquanto não for solucionado o problema habitacional, não haverá o início das obras.
A comissão de moradores presente sugeriu uma área localizada no município de Embu das Artes, que fica nas proximidades e é divisa com São Paulo. O Diretor do DAEE se comprometeu a analisar a sugestão dos moradores que foram munidos de documentos e planta do terreno.
Piscinão do Córrego da Olaria
O DAEE já começou as obras.
O piscinão será coberto e sobre ele será implantada uma área verde, com praça e quadra de esportes. Os moradores queriam saber como poderão cuidar do espaço, o que a associação deverá fazer para manter a área. Segundo o diretor do DAEE, o espaço será gerido pela Subprefeitura do Campo Limpo. O Vereador Donato fará uma reunião com a comissão na Subprefeitura para discutir essa questão.