Para discutir a experiência das pequenas livrarias e editoras de São Paulo que funcionam em faixa própria em relação ao mercado editorial, o mandato do vereador Donato promoveu debate na noite de sexta (5) que reuniu editores, ativistas da cultura literária, bibliotecários e professores.
A atividade faz parte da construção do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Donato tem um projeto (PL 168/10) que prevê a implantação do plano em São Paulo. Com a proposta, já aprovada em primeira votação, o vereador quer estimular a formação de leitores na cidade.
O debate foi bastante produtivo. Os participantes relataram suas experiências com edição, impressão e distribuição no complexo mercado de livros brasileiro. Para Donato, as contribuições foram valiosas para que o mandato possa sugerir ações para o fomento e incremento do setor na cidade de São Paulo.
Estiveram presentes Marciano Ventura (editora Ciclo Contínuo), César Mendes Costa (professor e editor da Filoczar, editora e livraria), Ruivo Lopes e Eduardo Lacerda, entre outros.
No encerramento do evento o poeta e ativista de saraus Gilmar Ribeiro (o Casulo) recitou um poema de sua autoria.