Foi sancionado pelo prefeito Fernando Haddad o projeto do vereador Donato que cria o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. A sanção foi publicada no Diário Oficial de sábado (19). O plano agora é a lei 16.333/15.
Com o PMLLLB, o município passa contar com uma ferramenta própria para fomentar a leitura e formar novos leitores. Afinal, o desenvolvimento de São Paulo passa também pela ampliação do nível educacional e cultural dos paulistanos.
“A participação de todos os setores relacionados com a questão permitiu o avanço do projeto. O texto final foi amplamente debatido em plenárias por toda a cidade e, ao final, sistematizado por um grupo de trabalho”, explicou Donato.
De acordo com o vereador, a partir de agora é necessário trabalhar pela implantação das principais metas do PMLLLB, como a democratização do acesso ao livro; o estímulo à formação de leitores e mediadores no município; a valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico; o desenvolvimento sustentável da economia do livro e o estímulo à capilarização da indústria e do mercado editorial na cidade.
O plano tem validade de dez anos e após a sanção deverá ser criado um conselho (formado pela sociedade civil, governo e parlamento) para fiscalizar o cumprimento das metas nele contidas.
muito bom incentivo …
parabens vereador donato
estudante de direito unicsul